Nosso passeio pelo mundo dos insetos continua.
A turminha estava muito curiosa para saber se a barata é ou não um inseto.
Nosso endereço foi o site: Ciência Hoje para crianças. Lá pesquisamos um pouquinho sobre as baratas. Que, diferente do que achávamos, até têm algo de positivo. Segundo o site além de fazerem uma faxina no ambiente (pois para elas tudo é comida), há uma substância no cérebro delas que está sendo estudada e poderá ser usada para matar bactérias super resistentes no futuro.
Mas isso não quer dizer que nós e as baratas seremos amigos íntimos. Porque as baratas que vivem nas regiões urbanas nascem e vivem nos esgotos. Isso quer dizer que elas podem trazer doenças.
Nesse dia os amigos Kauê e Wendell nos contaram sonhos que tiveram com baratas. A turminha aproveitou as idéias trazidas pelos sonhos e inventou uma história muito legal. O texto coletivo criado pela turminha foi escrito no quadro e lemos juntos. Identificamos a palavra baratas e a procuramos no texto.
Nós ouvimos a história: O casamento de dona baratinha
Nossa turminha também conheceu o trabalho de Steven Kutcher. Ele é um pesquisador estudioso do mundo dos insetos. Na sua técnica de pintura molha as patinhas dos insetos vivos na tinta, que ao caminhar pela tela formam interessantes desenhos.
A nossa turminha muito animada também resolveu pintar com a ajuda dos insetos. Nós usamos insetos de plástico como pincéis para fazer arte.
A turminha caprichou na arte!