quinta-feira, 28 de abril de 2011

ENDEREÇO ELETRÔNICO

A partir da leitura do livro:


    Nós tivemos contato com diferentes tipos de texto. Descobrimos também que cartas, cartões, propagandas, etc. são formas de se comunicar.

     Nossa escola está desenvolvendo um projeto que se chama Alpoim.com. Nele objetivamos conhecer  e usar um pouquinho mais esta grande ferramenta: o computador.

     Por isso nossa turminha também criou um e-mail. 

    Nosso endereço de e-mail é: turmadogato.ei10@gmail.com

    Os filhos são herança do Senhor. Sl 127.3

quarta-feira, 27 de abril de 2011

UM DIA DE MUITA ALEGRIA!

     A turminha estava na maior expectativa...
   Quando a turma entrou na sal deu de cara com uma surpresa. Tudo estava arrumadinho de um jeito diferente.



     O dia começo com a turma assistindo o dvd Eliana é dez onde Eliana vai parar dentro do computador.


     Depois algumas conversas na rodinha sobre como seria a utilização do computador na sala, quais os cuidados que precisamos tomar. Interessante foi conhecer um pouquinho do que cada um sabe em relação ao uso do computador.

     Trabalhamos com blocos lógicos questõesa de tamanho e sequência, com papeis e com a turma.

     Fizemos um computador de caixa de sapatos usada e papel. Depois cada um desenhou como via o computador.


A Inauguração


Depois das fitas cortadas os amigos experimentaram um pouquinho os jogos e acharam muito divertido.


Os filhos são herança do Senhor. Sl 127.3

 

Todos queremos bombons

     Temos 11 bombons e 12 alunos na sala hoje. Será que vai ser suficiente? O que podemos para resolver esse problema? Depois de algumas hipóteses levantadas pela turma a professora perguntou: E se eu colocasse mais um bombom? A turminha logo percebeu que com mais um bombom teríamos úm número correspondente aos alunos. Cada um ganharia um bombom e não sobraria nenhum.

     Como tinha bombons diferentes resolvemos que para ninguém ficar chateado colocamos todos os bombons dentro de um saquinho e cada um sortearia o seu.

     Quando a brincadeira começou uma dúvida. E se a gente tirar um bombom que não goste? E se o amigo do lado também quiser trocar? Assim resolvemos mais uma situação.




     Beijos para essa turma super esperta!

Os filhos são herança do Senhor. Sl 127.3


Probleminhas de todo dia

     A turminha mostra na solução de problemas do nosso dia-a-dia que está atenta e coloca a cabeça para funcionar para rescolver.

     Temos 19 alunos na sala hoje. Em cada mesinha só podem sentar quatro amigos. De quantas mesas nós vamos precisar?

     A professora deu uma idéia: vamos desenhar para entander melhor? Podemos desenhar alguns quadrados para mostrar as mesas, e mostrar os amigos como se fossem bolinhas.


Nossos amigos estão atentos.

Passeio pelo mundo dos insetos

         Nosso passeio pelo mundo dos insetos continua.
         A turminha estava muito curiosa para saber se a barata é ou não um inseto.
     Nosso endereço foi o site: Ciência Hoje para crianças. Lá pesquisamos um pouquinho sobre as baratas. Que, diferente do que achávamos, até têm algo de positivo. Segundo o site além de fazerem uma faxina no ambiente (pois para elas tudo é comida), há uma substância no cérebro delas que está sendo estudada e poderá ser usada para matar bactérias super resistentes no futuro.

     Mas isso não quer dizer que nós e as baratas seremos amigos íntimos. Porque as baratas que vivem nas regiões urbanas nascem e vivem nos esgotos. Isso quer dizer que elas podem trazer doenças.

     Nesse dia os amigos Kauê e Wendell nos contaram sonhos que tiveram com baratas. A turminha aproveitou as idéias trazidas pelos sonhos e inventou uma história muito legal. O texto coletivo criado pela turminha foi escrito no quadro e lemos juntos. Identificamos a palavra baratas e a procuramos no texto.




Nós ouvimos a história: O casamento de dona baratinha


    Nossa turminha também conheceu o trabalho de Steven Kutcher. Ele é um pesquisador estudioso do mundo dos insetos. Na sua técnica de pintura molha as patinhas dos insetos vivos na tinta, que ao caminhar pela tela formam interessantes desenhos.


   A nossa turminha muito animada também resolveu pintar com a ajuda dos insetos. Nós usamos insetos de plástico como pincéis para fazer arte.

A turminha caprichou na arte!